Luna Lovegood.



Nome completo: Luna Lovegood Scamander.
Significado do nome:
  • Luna: Em latim, Luna significa “lua”. Há uma crença que diz que a sanidade é afetada pelas fases da lua.
  • Lovegood: Traduzindo do inglês, significa “amor bom”, uma possível referência ao fato de Luna possuir uma qualidade admirável de amar também aqueles que não sentem muita afeição por ela.
  • Di-lua: no original, seu apelido é “loony”, que significa lunática. Para passar uma idéia mais de apelido, a tradutora brasileira optou por traduzir como Di-lua, aquele que vem da lua.
Apelidos: Di-lua (usado pelos alunos de Hogwarts para debochar dela). 
Nascimento: Em 1981.

 
Olhos: grandes olhos prateados e saltados, que lhe davam um ar de permanente surpresa, debaixo de sobrancelhas muito claras.
Cabelo: cabelos louros, sujos e mal cortados, até a cintura.
Características marcantes: olhar sonhador e vago, e geralmente parece ter sido despertada por acidente em qualquer lugar que esteja.
Roupas e acessórios: brincos de rabanete, colar de rolhas de cerveja amanteigada,espectrocs, chapéu em forma de cabeça de leão em tamanho natural, vestes prateadas com estrelas, vestes amarelas berrantes.
Descrição:
“A garota ao lado da janela ergueu os olhos. Tinha cabelos louros, sujos e mal cortados, até a cintura, sobrancelhas muito claras e olhos saltados, que lhe davam um ar de permanente surpresa. Harry entendeu na hora por que Neville preferira procurar outra cabine. A garota emanava uma aura de nítida birutice. Talvez fosse porque guardara a varinha atrás da orelha esquerda, por medida de segurança, ou porque tivesse decidido usar um colar de rolhas de cerveja amanteigada, ou ainda porque estivesse lendo a revista de cabeça para baixo.”


Ancestralidade: Puro-sangue ou mestiça, não temos certeza.
Pai: Xenofílio Lovegood (RdM8).
Mãe: Bruxa de nomes desconhecido que morreu por volta de 1990, quando Luna tinha nove anos.
Marido: Rolf Scamander, neto de Newt Scamander.
Filhos: dois gêmeos: Lorcan e Lisandro Scamander (tradução alternativa).
Melhores amigos: Gina WeasleyNeville LongbottomHarry PotterRony WeasleyHermione GrangerOlivaras.
Piores Inimigos: Lord Voldemort e seus Comensais da Morte.
Relacionamentos: alguns trechos dos livros podem dar a entender que Luna era a fim de Rony. Contudo, isso é subjetivo. Não temos com afirmar isso de sem correr o risco de estarmos equivocados.
Casas: a casa dos Lovegood é uma “uma casa estranhíssima que se erguia verticalmente contra o céu da tarde, um cilindro negro” que lembra uma torre de xadrez. Fica a algumas milhas ao norte de Ottery St. Catchpole, onde fica a Toca, e é tão excêntrica quanto seus moradores, que, segundo Rony, parece uma torre de xadrez (RdM20).
Infância: Luna perdeu a mãe aos nove anos. A Sra. Lovegood realizava experiências com feitiços quando um deles saiu errado. Luna presenciou a morte da mãe, o que lhe conferiu a capacidade de ver testrálios.
Associações e afiliações: Armada de Dumbledore.


Varinha: Luna perdeu sua varinha quando foi seqüestrada, mas, mais tarde, o Sr. Olivaras produz uma varinha especialmente para a garota. Acredita-se que, por ter conhecido a personalidade de Luna, Olivaras pôde fazer uma ótima varinha para a garota, que executou magia avançada com ela, como a conjuração do patrono.
Habilidades: Luna parece ser uma pintora exímia. Em sua casa, desenhos de insetos, pássaros e flores feitos por Luna podem ser encontrados nas paredes e móveis.
Feitos: Foi uma das últimas a ser derrotada no Ministério da Magia, na batalha doDepartamento de Mistérios, resistiu ao seqüestro dos Comensais da Morte e ajudouHarry a descobrir como era o Diadema de Ravenclaw, levando o garoto até a Sala Comunal da Corvinal.
Hobbies: Ler o Pasquim e procurar criaturas inexistentes durante as férias.


  • Casa: Corvinal.
  • Período do Curso: de 1992 a 1999 (Luna, no entanto, passou um bom período sem freqüentar as aulas durante seu sexto ano por ter sido seqüestrada pelos Comensais da Morte.)
  • Quadribolfoi comentarista de uma partida de quadribol durante seu quinto ano.
  • PrêmiosDetençõesN.O.M.s e N.I.E.M.s: desconhecidos.

Depois de deixar Hogwarts, Luna se tornou uma naturalista bruxa muito famosa, estudando novas espécies de criaturas. Ela acabou se casando com o também naturalista Rolf, neto de Newt Scamander, com quem teve dois filhos chamados Lorcan e Lisander (Lisandro, em tradução alternativa).













Luna Lovegood é uma bruxa do mesmo ano escolar de Gina e que é considerada um pouco estranha pelos seus colegas. Mas, de fato, Luna simplesmente não é como as outras crianças. Ela se veste a seu próprio critério, fala abertamente suas crenças esquisitas, parece, de alguma maneira, estar no mudo da lua sempre e tem um bizarro senso do comportamento social apropriado. Por exemplo, para um jogo de quadribol, onde os alunos se vestem com as cores de suas casas e agitam bandeiras, Luna usa um chapéu de Cabeça de Leão do tamanho natural que rosna como se fosse de verdade (OdF19). Enquanto comentava uma partida de quadribol, ela ignorava coisas mundanas como o placar do jogo para especular sobre os possíveis males que possam estar afligindo os jogadores (EdP19).
Assim como seu pai, ela tem uma mente muito aberta, e, conseqüentemente, uma lista enorme de crenças incomuns. Ela também tem alguns hábitos nada comuns: colocar a varinha trás da orelha para mantê-la segura, vestir acessórios bizarros como um colar de rolhas de cerveja amanteigada e brincos de rabanetes. Como é revelado, os“rabanetes”, na verdade, são ameixas dirigíveis, que os Lovegood cultivam e acreditam que podem “intensificar a capacidade de aceitar o extraordinário” (RdM20). Devido a essas maneiras, ela é alvo de piadas dos alunos de Hogwarts. Pelas costas, é chamada de Di-Lua Lovegood, enquanto outros roubam seus pertences durante o ano para fazer tirar sarro da sua cara, o que a força a colocar avisos na escola pedindo pelo retorno dos objetos. Mesmo assim, Luna é uma pessoa surpreendentemente paciente e acolhedora. Ela não revida os insultos e parece não dar a mínima para eles, ainda que seja certo de que ela tem conhecimento das brincadeiras de mal gosto que fazem com ela. Ela também sabe que é conhecida como Di-Lua, como diz a Harry no final do quinto ano.
Harry conheceu Luna pela primeira vez a bordo do Expresso de Hogwarts, em 1º de setembro de 1995. Ele, Gina e Neville compartilharam um compartimento com ela no trem. Ela estava lendo um exemplar d’O Pasquim de cabeça pra baixo e conta para eles que seu pai é o editor da revista, que é considerada por muitos bruxosuma aberração. Ela ri um pouco alto demais, encara os outros nos olhos e pode ser uma companhia estranha. Harry, inclusive, pensou, quando Cho Chang abriu o compartimento para dizer oi, que preferiria estar sentado com pessoas “mais legais”do que Luna e Neville.
Harry não sabia o que pensar sobre ela, especialmente quando descobriu que ela era a única, além dele, que podia ver testrálios (OdF). Ao longo do ano, Luna provou ser uma amiga leal a Harry e aos outros. Ela apoiava o time da Grifinória contra todas as casas exceto a Casa Corvinal. Ela também acreditou em Harry publicamente quanto ao retorno de Voldemort e juntou-se à Armada de Dumbledore, onde trabalhou arduamente. Em junho de 1996, lutou contra os Comensais da Morte na Batalha do Departamento de Mistérios – a única pessoa que não era da Grifinória a fazer isso (OdF35). Seus pensamentos, mesmo não sendo entendidos e aceitos, conferem a ela certa dignidade. Ao final do quinto em Hogwarts ano, Harry, Rony e Hermione não a vêem mais como apenas uma garota esquisita.
Talvez o momento mais marcante de Luna, no entanto, tenha sido no final do quinto ano letivo de Harry. O garoto estava sofrendo terrivelmente a perda de seu padrinho e passou um bom tempo tentando contatar Sirius. Ele tentou usar o espelho e se contatar com fantasmas para falar com os mortos, mas não encontrou nada. Ele apenas encontrou conforto ao conversar com Luna, que disse que ela sabia que voltaria ver sua mãe falecida um dia (OdF38). Além de verem testrálios, tanto Harry quanto Luna puderam ouvir os sussurros por trás do véu do Departamento de Mistérios (OdF35).
A garota vive com seu pai Xenofílio Lovegood em uma casa que aprece uma torre de xadrez ou um castelo circular, perto deOttery St. Catchpole. O interior é decorado de modo excêntrico como é esperado de alguém como Luna, com pinturas brilhantes em tudo. No teto de seu quarto ela pintou os rostos de Harry, Rony, Hermione, Gina e Neville e os entrelaçou com uma corrente dourada feita com a palavra“amigos”; Isso deixou Harry extremamente tocado (RdM20).
Sua mãe era uma bruxa extraordinária que amava fazer experiências. Quando Luna tinha nove anos, um dos feitiços da mãe de Luna saiu completamente errado e a matou. Luna ainda sente muita falta dela algumas vezes, mas ela acredita que um dia ainda a verá novamente, conforme já brevemente mencionado (OdF38). Luna e a Sra. Lovegood são extremamente parecidas (RdM20).
Luna não encontra Harry, Rony nem Hermione em seu sexto ano em Hogwarts, já que o trio foi em busca das Horcruxes. Junto com Gina e Neville, eles reviveram a Armada de Dumbledore e resistiram à influência dos Comensais da Morte em Hogwarts. Luna foi seqüestrada no Expresso de Hogwarts quando voltava para casa para passar as férias de Natal por causa do que seu pai estava escrevendo n’O Pasquim e foi mantida no porão da Mansão Malfoy junto com . Sr. Olivaras. Ela foi útil nas tentativas de fuga da Mansão e lutou bravamente, mais uma vez, na Batalha de Hogwarts (RdM31).
Depois de deixar Hogwarts, Luna se tornou uma naturalista bruxa muito famosa, estudando novas espécies de criaturas. Ela acabou se casando com o também naturalista, Rolf, neto de Newt Scamander, com quem teve dois filhos chamados Lorcan e Lisander (Lisandro, em tradução alternativa).
Foi graças a Luna que Harry poôde eliminar uma das últimas barreiras para derrotar Voldemort: partiu dela a sugestão de que a última Horcrux poderia ser o Diadema de Ravenclaw.
Ela adora recitar a frase inscrita no diadema “O espírito sem limites é o maior tesouro do homem.” Talvez no caso de Luna, a frase seria melhor se fosse “O espírito, o acreditar e o amor são os maiores tesouros do homem.” Luna possui todos eles sem limite e já provou que eles são, de fato, os maiores tesouros do homem.